MARROCOS

BEM-VINDO
AO MARROCOS!!!

Onde o mundo se faz
presente em um único país!!!

Um país do Norte da África banhado pelo Oceano Atlântico e pelo Mar Mediterrâneo, distingue-se pelas influências das culturas berbere, árabe e europeia. A medina de Marrakesh, um bairro medieval labiríntico, oferece entretenimento na praça Djemaa el-Fna e nos souks (mercados), que vendem cerâmica, joias e lanternas de metal. O Casbá dos Udaias, na capital Rabat, é um forte real do século XII com vista para o mar.

CONHEÇA ALGUNS DESTINOS

– Casablanca
– Fez
– Marrakech

CASABLANCA

Casablanca é uma cidade portuária e um centro comercial no oeste de Marrocos, de frente para o Oceano Atlântico. O legado colonial francês da cidade é visto na arquitetura mourisca no centro da cidade, uma mistura de estilo mouro e art déco europeia. Situada parcialmente sobre a água, a enorme Mesquita Hassan II, concluída em 1993, tem um minarete de 210 m com lasers na parte superior, voltados para Meca.

VOCÊ SABIA?

Seu incrível minarete tem 210 metros de altura e em seu topo existe um laser que aponta para a cidade de Meca e pode ser visto a quilômetros de distância. O interior é igualmente impressionante, a cobertura do salão de oração é retrátil podendo ser aberta para a entrada da luz solar. Ao visitar Casablanca é impossível deixar de conhecer essa enorme e fantástica construção.

FEZ

FEZ É A CAPITAL ARTÍSTICA E RELIGIOSA DO MARROCOS

Com mais de 1.200 anos de histórica, a cidade de Fez é considerada a capital artística, religiosa e cultural do Marrocos.

Idealizada por Idris I, fundador da primeira dinastia imperial do Marrocos, o local tem uma das “medinas” (centros históricos) mais interessantes e frenéticos do norte da África. Espalhada por uma área de 350 hectares, a “medina” de Fez abriga nada menos que 170 mil habitantes, 25 mil casas, 250 mesquitas e milhares de estabelecimentos comerciais, tudo amontoado em quase 10 mil apertadas vielas.

Para o viajante, a graça está em se perder nesse mundo de gente, lojas e construções históricas que incluem tendas de tapetes caríssimos, açougues que vendem carne de dromedário, escolas islâmicas de arquitetura impressionante e até o que os marroquinos afirmam ser a universidade mais antiga do mundo, fundada em 859 d.C. O curtume da cidade, onde é processado couro de dromedário, é outro passeio imperdível.

MARRAKECH

Os tempos de glória muçulmana estão muito presentes nos jardins, belíssimos palácios e mesquitas, como a Koutoubya. Seu imenso minarete pode ser visto a quilômetros de distância, enquanto logo abaixo se abre um imenso jardim com laranjeiras e palmeiras. Infelizmente, o acesso aos templos é vedado aos não-muçulmanos. A única opção de visitação ao turista é a grande mesquita de Casablanca.

COMÉRCIO, RELIGIÃO E GASTRONOMIA

Um das características mais fascinantes da cultura muçulmana é a estreita relação entre comércio e religião. O profeta Maomé, fundador do islamismo no século 7, foi um próspero mercador em seu tempo, o que reforça vocação desse povo ao comércio.

Em Marrakech, é difícil saber os limites entre fé e negócios, duas características muito frequentes dentro da Medina, o centro antigo, circundado por uma grande muralha, que era usada no passado para a defesa da cidade. Do outro lado da Mesquita Kutubiyya nasce a praça Djemaa El-Fna. É dali que se espalha o grande mercado central, o souk.

A PRIMEIRA VISÃO IMPRESSIONA!

Milhares de homens em roupas típicas e mulheres de véu da cabeça aos pés; músicos com macacos, encantadores de cobras, vendedores de tâmaras e charretes passando apressadamente. Os marroquinos assediam muito os turistas, mas há poucos pedintes. Todos querem oferecer alguma coisa. Embora assuste um pouco, o povo é muito cordial e assaltos são incomuns. Vale, claro, ficar sempre de olho na mochila e não expor objetos de valor.

O souk se perde por um emaranhado de ruelas onde se vende de tudo. O cheiro de especiarias domina o ar e as lojas oferecem de frutas secas a víveres, passando por tapetes, cristais, cerâmica fina e joias. Em algumas partes do mercado pode-se ver os artesãos trabalhando com metalurgia ou pintura. Perder-se por ali é fácil e divertido. Com um milhão de habitantes, Marrakech é uma das metrópoles mais emblemáticas do Magreb, que compreende toda a região de domínio cultural muçulmano no norte da África.

Outro traço marcante da cidade é seu trânsito frenético de motocicletas, carros velhos e carroças que obriga o visitante a ter muita atenção ao caminhar nas ruas e até pelas calçadas. Por outro lado, oferece tranquilos refúgios em praças e parques, onde os marroquinos, muito conversadores, se encontram para pôr o assunto em dia. Há ainda uma elegante área nova, fora da Medina, o bairro de Guéliz.

Ali se concentram os hotéis de luxo, novos edifícios comerciais, bares e restaurantes da moda, onde se destaca a culinária contemporânea, sobretudo de influência francesa. Marrakech atrai também o turismo cinco estrelas com enormes resorts e campos de golfe. Além da área urbana, a posição privilegiada do seu núcleo urbano permite chegar sem dificuldade a diversas atrações nos arredores. Um itinerário imperdível, a 150 quilômetros, é a pacata cidade litorânea de Essaouira, onde se destaca um belíssimo forte português do século 16.

Ou pode-se visitar a cordilheira do Atlas, uma série de picos nevados distante a menos de uma hora do centro. Para quem busca um pouco mais de aventura, é possível ainda acampar em um oásis sob o céu estrelado do Saara. Nessa terra, os limites incertos entre Ocidente e Oriente, fé e secularismo, desafiam os estereótipos e despertam ainda mais a admiração dos viajantes. Marrakech mostra que o mundo muçulmano segue a seu próprio ritmo, como em uma longa caravana pelo deserto.

PALAVRAS DE USO COMUM EM ÁRABE:

Sim: naam/Oukha  
Não: lá  
Obrigado: shukran  
Ok: muwáfiq  
Por favor: min fadlik
Até logo: ilál-liqá/Beslama  
Bom dia: sabáhal-jír  
Perdão: ismahlí  
Quando custa? Kam/Chhal?  
Não compreendo: lá afhham

QUER TER O SEU
ROTEIRO PERSONALIZADO?

O planejamento de sua viagem é elaborado por nossa equipe, e com o seu
Roteiro Personalizado, você terá o melhor guia de bolso exclusivo, dia a dia, durante toda a sua viagem.

×