•   Costa Rica  ( )

 

 

COSTA RICA

 

 

Costa Rica - Onde fica

 

 



 

VOCÊ VAI VIAJAR ?

 

NÃO PERCA TEMPO FAZENDO PESQUISAS. 

 

NÓS FAREMOS TODO O ROTEIRO (DIA A DIA) PARA VOCÊ.

 

CONSULTE-NOS: 

 

E-MAIL: contato@consultordeviagens.com

FONE:  (41) 9943-5960.

 



 

 

Costa Rica

Diferentes tons de verde e azul fazem a alegria dos olhos de quem visita as praias do Parque Nacional Cahuita, em Limón

 

Preservação ecológica é um dos grandes diferenciais de Costa Rica, que já foi até cenário de ‘Jurassic Park’

 

 

A Costa Rica é um destino sem endereços – isso mesmo, nada de nomes nas ruas ou número nas casas.

 

Por mais que nos pareça estranho, neste pequeno país com aproximados 5 milhões de habitantes acostuma-se com indicações como ‘da casa de construções Manolo, 175 metros ao Sul, 200 ao Norte, o sobrado pintado de azul’.

 

É mágico ver taxistas e entregadores acertando precisamente e chegando ao seu destino, sem bússolas ou GPS.

 

E verdadeiramente impressionante quando você mesmo começa a adquirir noções de distância e de localização dos pontos cardeais.

 

Para quem não fica por tanto tempo, ou simplesmente cria seus próprio mecanismos para relacionar-se com o espaço, não faltam outros detalhes interessantes a serem descobertos nesta área estreita da América Central, com divisa com Panamá ao Sul e Nicarágua ao Norte.

 

A Oeste o Oceano Pacífico e, ao Leste, o Oceano Atlântico.

 

Não é possível afirmar que esta capacidade de localização tão profunda venha de uma relação especial com o meio ambiente.

 

É certo, porém, que a população costarriquenha conta com um sério senso de preservação ambiental, que tem levado o país a destacar-se internacionalmente.

 

Embora tenha um território de apenas 51.100 km², a Costa Rica guarda 5% da biodiversidade do planeta, tem 26% de sua área em zonas preservadas e oferece aos visitantes parques, vulcões e praias com paisagens variadas e belezas paradisíacas.

 

É possível ir do Pacífico ao Atlântico atravessando o país em apenas cinco horas, certo de que em nenhum momento a monotonia tomará conta dos olhos.

 

Em alguns momentos, é possível até mesmo se deparar com alguma paisagem familiar, e não será impressão do turista.

 

A Isla del Coco, parte do território do país, a maior ilha desabitada do mundo, foi cenário do filme ‘Jurassic Park’.

 

Regiões:

 

A Costa Rica está dividida em sete províncias subdivididas em 81 cantões (ou cidades) e estes em 463 distritos.

 

As sete províncias são: San José (onde está localizada a capital, de mesmo nome), Alajuela, Cartago, Heredia, Limón (na região do Caribe) Guanacaste e Puntarenas (estas duas banhadas pelo oceano Pacífico).

 

Clima  

 

Os microclimas são uma realidade na Costa Rica e a principal surpresa para o visitante de um país de dimensões continentais como o Brasil é experimentar atmosferas absolutamente distintas em flora, fauna ou temperatura em curtíssimos percursos.

 

O país conta com doze zonas climáticas e cada uma tem suas características determinadas principalmente pela umidade e pela altitude.

 

A presença de vulcões é outra variante capaz de alterar o clima, que pode apresentar-se desde quente e úmido (as regiões costeiras têm temperaturas mais elevadas), até verdadeiramente gelado, como no alto das áreas montanhosas.

 

Na média, as temperaturas são amenas, entre 17 e 32 graus.

 

Existem duas grandes estações na Costa Rica:

 – a estação seca, que ocorre de dezembro a abril e marca a alta temporada turística;

 – e a estação das chuvas, de maio a novembro, período em que costumam se precipitar sobre o país as tormentas tropicais.

 

Costumes

 

‘Pura vida’ é um dos slogans da Costa Rica e seu povo gosta de repeti-lo nas mais diversas situações.

 

Se você pergunta se está tudo bem, diz um olá ou um até logo, ‘pura vida!’ muito provavelmente será sua resposta.

 

Assim são os costarriquenhos, ou os ‘ticos’ como eles se autodenominam: receptivos, simpáticos e, em sua maioria, bem humorados e gentis.

 

O catolicismo é a religião oficial da Costa Rica e também a praticada por quase 80% de seus habitantes.

 

Em todas as cidades multiplicam-se as igrejas ladeadas por amplas praças, configuração que gera um clima singelo similar ao encontrado nas cidades de interior brasileiras.

 

A presença católica também é sentida nos costumes, na forma de um certo conservadorismo.

 

Ainda que alegres e comunicativos na mais clássica latinidade, os ‘ticos’ tendem a resguardarem um considerável distanciamento respeitoso em suas relações menos íntimas.

 

Na região de Limón, no Caribe, encontra-se praticamente toda a população negra do país.

 

Vindos da Jamaica para a construção de uma estrada no início do século 20, os negros de Limón comunicam-se em inglês na maior parte do tempo e em geral mostram-se mais expansivos.

 

É nesta região também que ocorre o Carnaval costarriquenho , com desfiles nas ruas e muita música caribenha e africana, no mês de outubro.

 

Mesa ‘tica’  

 

O prato típico costarriquenho chama-se gallo pinto, uma mistura de arroz e feijão preto bastante condimentada com salsas e temperos locais e pequenos pedaços de pimentão.

 

A iguaria pode ser acompanhada tanto por pedaços de queijo branco quente, ovos, linguiça ou natilla, que é uma espécie de requeijão.

 

Toda esta fartura não está reservada para o almoço ou para o jantar, e sim para o café da manhã.

 

O prato foi criado nas áreas rurais do país, em tempos em que os trabalhadores saíam cedo de suas casas e precisavam de suprimento e energia para trabalhos pesados. 

 

Hoje, qualquer pequeno restaurante costarriquenho apresenta logo nas primeiras horas do dia suas opções de gallo pinto, que é conhecido como ‘o mais ‘tico’ dos pratos’.

 

Existe uma grande variedade de frutas e hortaliças no país e a Costa Rica é uma grande exportadora de banana e café. 

 

No dia a dia, arroz (bem condimentado) e feijão (preto ou vermelho) ou feijão moído (um purê de feijão preto ou vermelho) e carnes de frango, peixe ou porco formam os cardápios básicos de casas e restaurantes.

 

Na região do Caribe, pode-se experimentar o Rice and Beans local, uma outra versão de arroz com feijão, desta vez em uma variedade desses grãos e temperos que vão de pimentas bastante picantes ao coco ralado.

 

 

FONTE: UOL

 

E ENTÃO? GOSTOU DO DESTINO?

 

SOLICITE UM ROTEIRO PERSONALIZADO E USUFRUA O MELHOR DA COSTA RICA.

 

http://www.consultordeviagens.com

 

 

UA-50642214-1