São Petersburgo – capital cultural da Rússia

Museu Hermitage

São Petersburgo – capital cultural da Rússia

 

Por que São Petersburgo é considerada a capital cultural da Rússia?

Costumava ser a cidade mais importante da Rússia e, mesmo depois

de conceder o status de capital a Moscou, continua sendo um lugar admirado e amado por todos.

 

Museu Hermitage - São Petersburgo - São Petersburgo - capital cultural da Rússia

Museu Hermitage – São Petersburgo

Fachada do Palácio de Inverno, em São Petersburgo, onde funciona o museu Hermitage — Foto: Reprodução/Twitter/@hermitage_eng

 

Por três anos consecutivos – de 2016 a 2018 –, a mesma cidade ganhou o prêmio internacional do World Travel Awards por “Principal destino cultural do mundo”: São Petersburgo, no norte da Rússia.

Desse modo, o júri tem reconhecido regularmente a cidade do rio Nevá como capital cultural de todo o mundo, e não apenas da Rússia.

………

De fato, a cidade às margens do Nevá foi declarada a capital cultural da Rússia apenas 20 anos atrás.

 

Batizado por Iéltsin

 

Foi Boris Iéltsin, em 1997, que chamou São Petersburgo de “capital cultural da Rússia” pela primeira vez. 

……

Igreja do Sangue Derramado - São Petersburgo - São Petersburgo - capital cultural da Rússia

Igreja do Sangue Derramado – São Petersburgo

A Igreja do Sangue Derramado, em São Petersburgo — Foto: Felicity Rainee/Creative Commons.

 

Legado imperial

 

Entre 1712 e 1918, a cidade de São Petersburgo, fundada por Pedro, o Grande, em 1703, foi a capital da Rússia em todos os sentidos da palavra.

Os imperadores da dinastia Romanov viviam na grandiosa cidade, o mais geograficamente próxima da Europa, e a partir dali governavam o país.

A cidade foi construída no momento em que a Rússia se transformava em uma potência europeia e, assim, tornou-se símbolo de transformação e de virada da Rússia para a cultura ocidental.

“São Petersburgo, uma das cidades mais bonitas do mundo, deve sua excelência arquitetônica não apenas aos arquitetos russos, mas também franceses e italianos.

Eles criaram obras de arte intrínsecas a São Petersburgo e ficaram aqui pelo resto da vida”, escreve a filóloga Irina Arnold em seu ensaio Identidade do Povo de São Petersburgo.

A São Petersburgo Imperial era um ímã para pessoas talentosas e ambiciosas de todo o país, portanto, a cidade se beneficiou mais do surto cultural nos séculos 18 e 19. “Todos os escritores, poetas, pintores, arquitetos e compositores notáveis, mais cedo ou mais tarde, acabaram na capital”.

“Eles trabalhavam, sofriam (como Dostoiévski, por exemplo) e desfrutavam de sua fama em São Petersburgo. Monumentos, edifícios e placas memoriais – tudo lembra pessoas de destaque na história russa.”

 

Esplendor e decadência

 

O século 20 foi uma época difícil para São Petersburgo (ou Petrogrado, ou Leningrado, dependendo da época). A decisão dos bolcheviques de mudar a capital para Moscou levou a uma grande fuga de pessoas criativas: alguns partiram para o Ocidente, enquanto outros seguiram as novas autoridades em Moscou.

São Petersburgo continua sendo a cidade mais europeia da Rússia em termos de proximidade geográfica e arquitetura.

…….

Fonte: Agência Gazeta Russa e G1 – Texto parcial e fotos.

 

MAIS INFORMAÇÕES:

www.consultordeviagens.com

Fale conosco

Compartilhar

×